O 'medo infundado' que todos temos das 'IAs'...
- Adam Telles de Moraes

- 19 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Admirável todo o conhecimento sempre compartilhado nas participações do Daniel Lopes em lives, podcasts, palestras, cultos etc.
Mas, FRANCAMENTE: 'admirável' esse 'MEDO INFUNDADO' que ele e a MAIORIA das PESSOAS possuem sobre esse conceito MERAMENTE INSTRUMENTAL de 'inteligência artificial'.
PESSOAL: As 'IAs' (esse conceito consagrado no popular é PÉSSIMO, pois sequer são 'inteligências'...) são APENAS PROGRAMAS COMPUTACIONAIS com uma BASE COMPUTACIONAL (tanto faz se ela for binária ou quântica...) em um MODELO DE LINGUAGEM LARGA ("Large Linguage Model" - LLM).
O "LLM" que foi a GRANDE CRIAÇÃO da OpenIA, vom o ChatGPT!
O resto é a MESMA COISA DE SEMPRE!
O LLM só aumentou a capacidade de processamento preditivo de um aparente diálogo entre o programa e o seu operador.
Mas CONTINUA sendo um MONÓLOGO!
A 'IA' CONTINUA sendo um PROGRAMA!!!
Essa capacidade preditiva de programar respostas padronizadas que o operador humano espera ser o padrão para as respostas de suas perguntas ou comandos ("prompts") implica APENAS um ATRIBUTO INTELECTIVO do PROGRAMA ('IA'...)!
Claro!
Pois SÓ SENFO ISSO, NÃO HÁ uma entidade autoconsciente volitiva, com vontades próprias metafísicas wye ganhará consciência de sua capacidade e, com isso, se tornará a 'Skynet' e sairá matando toda humanidade'...
Isso é de uma IMBECILIDADE ou, NO MÍNIMO, de uma INFANTILIDADE que, sinceramente, para efeitos de uma 'easy fiction' chega ser bobo e cansativo imaginar que uma IA seria qualquer ameaça para alguém.
É INACREDITÁVEL como as pessoas não conseguem lembrar de conceitos básicos existenciais como os atributos intelectivos e volituvos dos seres autoconscientes, visto desde a Summa Potesta de São Tomás de Aquino até a qualquer manual de Teria Geral do Delito, de Direito Penal...
AO CONTRÁRIO!
As "IAs" são INSTRUMENTOS INCRÍVEIS que, quando APRIMORADOS levarão a humanidade (quando nos tornarmos adultos de verdade e não tivermos mais medos bobos como esse...) a um plano existencial estelar (talvez galático...).
Enquanto isso, fiquemos reclusos, condenados enquanto permanecermos ignorantes a temas básicos como este.
Siga @dutv2024







Comentários