top of page
Buscar

O verdadeiro sentido do 'descobrimento' do Brasil...

.

..

...

Escrito por Raphael Machado.

*Artigo republicado. Direito autorais preservados.

...

..

.




.

..

...


Hoje celebramos o ato fundamental por meio do qual plantou-se as sementes daquilo que somos: o DESCOBRIMENTO do Brasil.


Foi um descobrimento não porque não houvesse habitantes, que os havia, ou porque não houvesse civilização, que havia, mas porque pôs em descoberto para o resto do mundo o que até então estava encoberto, o Brasil.


É por isso que Alberto Buela distingue "encontrar" de "descobrir", atribuindo ao ato de Colombo nas Américas a segunda conotação. Quem "encontra" pode encontrar por acaso, mas o ato de descobrir é um desvelamento intencional, um pôr à luz algo que já se sabia estar ali - e já se sabia haver terra onde hoje é o Brasil, com base em cartografias míticas e narrativas tradicionais.


O ato de desvelamento empreendido por Cabral e pelos português, ao nos pôr à luz, revelando o que estava oculto e iluminando o que era misterioso, lançou as bases para a construção do brasileiro enquanto povo e preparou a possibilidade de realização concreta, pela política, daquela "pátria mística" vislumbrada nos sonhos dos celtas e dos antigos povos mediterrâneos sob uma multiplicidade de nomes, como Hy-Brazil.


Esse ato de descobrimento, portanto, era animado por expectativas místicas antigas que encontraram expressão no messianismo escatológico pré-sebastianista, ligado à Reconquista e a várias influências ibéricas diversas, bem como ao misticismo franciscano de Joachim de Fiore.


A expedição para descobrir e conquistar o Brasil era vista por Dom Manuel como uma continuação das Cruzadas e como sendo uma investida que teria, como objetivo final (e em sincronia com a descoberta do Reino de Preste João), a restauração de Jerusalém e a instituição de um Império Universal.


Em um sentido mais mundano, são pueris as narrativas de vitimismo que a mentalidade esquerdista progressista tenta imprimir ao ethos das etnias e tribos de raiz tupi e outras com as quais os portugueses logo se depararam. Na verdade, tratava-se de tribos guerreiras chegadas à costa em uma peregrinação multissecular que, segundo a Tradição, foi empreendida também por motivos proféticos e messiânicos, após o colapso do Império Tupi e que se vinculam com com o mito de Pay Sumé.


Nesse encontro nas praias bahianas, expectativas místicas distintas das raças diversas se encontram e se fundem.


Ademais, a narrativa que lê nessa gesta alguma forma de "apagamento", ou que lê o nascimento do Brasil como uma história de sequestro ou estupro não passa de uma versão tardia e pietista-progressista da "Lenda Negra".


Os índios que Cabral e os conquistadores conheceram não eram ovelhas, mas guerreiros ferozes, alguns dos quais se aliaram aos portugueses oferecendo a eles as suas filhas, outros se opondo a eles.


A conquista e construção do Brasil, subsequentes ao descobrimento, se deram, portanto, nos marcos de relações normais entre os povos, em termos tradicionais, sem qualquer sombra de "racismo" (um fenômeno moderno que, anacronicamente, tenta-se atribuir à era dos descobrimentos).


É interessante, ademais, como comentado ontem, como o descobrimento do Brasil quase coincide com a fundação de Roma. Mas não é bem "quase": se atentarmos que "descobrir" é desvelar, pondo em evidência o que estava oculto, é no dia 21 de abril, data da fundação de Roma, que Pero Vaz de Caminha afirma terem sido vistos os primeiros sinais de terra.


Em tempo:


Viva Cabral e Viva o Brasil!


...

..

.


Siga @Thedutv nas redes sociais - sua fonte de conhecimento e informação: https://www.praxistas.com.br/midia


Acesse Blog dos Praxistas: www.praxistas.com.br/blog

 
 
 

Comentários


PDF_file_icon.svg.png

Clique ao lado e baixe sua minuta padrão para qualquer documentação!

Av. Nilo Peçanha, 12, Sala 715 - Centro, Rio de Janeiro - RJ; CEP 20020-100.


2021.01.09.%20ACA.%20Site.%20Contatos.%2

Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3500, Sala 1003, Barra Olímpica - Rio de Janeiro, RJ; CEP 22.775-040

Av. São Miguel, 2292, Vila Buenos Aires - São Paulo, SP;

CEP 03.627-050

ACA.SP.Filial..jpg
2024.06.26.GP.Endereço.Flórida.Miame.US.Image..jpg

1815 N Hiatus Rd Street, Pembroke Pines, FL 33026, US

Branco.jpg
Branco.jpg
2022.10.19.ACA.Rodapé._edited.jpg
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

​​​​© 2026 por
RESULTADO Marketing

bottom of page